Notícias

Alunos do projeto Ciência para Todos entre os 100 melhores projetos de Startup do Paraná

O Ciência para Todos, projeto de extensão universitária do Departamento de Engenharia Elétrica, torna público o resultado da participação no Sinapse da Inovação Paraná de 2019. Organizado pela Fundação Certi, o Sinapse da Inovação consiste em um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que busca transformar ideias de estudantes, pesquisadores, professores e empreendedores em negócio de sucesso através de investimento com recursos financeiros e capacitações. A edição de 2019 teve apoio da Fundação Certi, Fundação Araucária, Celepar, Sebrae e Fiep.

No desafio deste ano 1881 ideias foram submetidas de diversas cidades do Estado do Paraná para apreciação da banca avaliadora até a data de 17/05. Após várias fases eliminatórias, 100 ideias inovadoras foram selecionadas para receber aporte de até R$ 40 mil. A lista definitiva foi publicada no dia 15/10. Entre as TOP 100 startups selecionadas, duas delas são de alunos da UFPR que trabalham no Ciência para Todos. Para a coordenação do projeto Ciência para Todos esse resultado foi recebido com uma enorme satisfação pois, além de validar a metodologia Iniciativa Startup Experience, coloca a UFPR em destaque e evidencia o protagonismo dos nossos alunos. Uma das bases do projeto de extensão Ciência para Todos consiste na capacitação de alunos de graduação e pós-graduação para a criação de iniciativas empreendedoras a partir de pesquisas universitárias aplicadas à resolução de reais e importantes problemas na sociedade. As duas iniciativas que foram selecionadas neste desafio são: ARME e o BIO+. Entenda um pouco sobre essas startups:

* ARME consiste no uso de Realidade Aumentada para o ensino da medicina. Sob a orientação do projeto, o aluno de graduação Thiago Verastegui (Medicina) contou com uma equipe interdisciplinar de alunos da Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação para o desenvolvimento dos conceitos envolvidos na proposta. O Público-Alvo do serviço proposto pela ARME são universidades, escolas técnicas e ensino fundamental que, através da realidade aumentada, terão a disposição uma ferramenta para o ensino da anatomia e fisiologia. Vários estudos de mercado e entrevistas com potenciais clientes permitiram a modelagem do negócio e a elaboração de uma proposta vencedora.

* BIO+ trata-se de um dispositivo IoT para controle e monitoramento de cultivos de microalgas e outros sistemas biológicos. Thiago Nishimura (Eng. Químico e Mestrando) e uma equipe interdisciplinar de alunos da Engenharia Elétrica, Engenharia de Bioprocessos e Engenharia Mecânica trabalharam para transformar resultados de pesquisas de pós-graduação, TCC e Iniciação Científica em um produto versátil e de interesse de diversos setores industriais. O profundo conhecimento do mercado e da tecnologia de cultivo de microalgas colocou a equipe em vantagem na apresentação da proposta que incluiu um plano de negócio bastante inovador.

Hoje, o projeto de extensão conta com 15 startups em desenvolvimento e envolvem o trabalho de alunos de TCC, estágio, Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Disciplinas do Departamento de Engenharia Elétrica. Ao todo são 60 alunos diretamente ligados ao projeto de extensão que desenvolvem seus trabalhos nos espaços de HackLab e Coworking, bem como 46 alunos da Disciplina de Gerência de Projetos (TE930). O objetivo desta divulgação é instigar a curiosidade e convidá-los para conhecer a metodologia e infraestrutura do projeto. Agende uma visita diretamente pelo formulário no site do projeto www.bit.ly/cienciaufpr ou diretamente no email cptufpr@gmail.com.

 

Desafio Paraná Inovador 2019

Estão abertas as inscrições para o Desafio PR Inovador 2019. O evento organizado pelo Projeto de Extensão Ciência para Todos do Departamento de Engenharia Elétrica vai ocorrer no Palácio Iguaçu no dia 18/10/19 das 8h até as 20h.

Ao todo serão 15 times de 9 pessoas participando deste desafio no estilo Hackaton para propor soluções inovadoras para problemas sociais, econômicos, logístico, energéticos, rurais, urbanos, ambientais, entre outros.

Todos os times terão 1 capitão (aluno da pós-graduação), 4 tenentes (alunos de graduação e pós-graduação), 2 alunos do ensino médio, 1 professor de escola pública e um servidor público. O desafio vai utilizar infraestrutura gentilmente disponibilizada pelo Governo do Estado do Paraná na Hall da GGI do Palácio Iguaçu (Praça Nossa Senhora de Salette s/n - Centro Cívico, Curitiba - PR, 80530-909) - https://goo.gl/maps/S2oaG5pzqYPywkJN8

IMPORTANTE: Só preencha o formulário caso você tenha disponibilidade de participar em 100% do evento. A confirmação da inscrição será enviada aos participantes até o dia 17/10/19.

Formulário de Inscrição  https://forms.gle/wnUE4QMJsFHYjgjL8

DESAFIO PARANÁ INOVADOR 2019

Objetivo: O objetivo do evento é apresentar o ambiente de inovação e empreendedorismo através de uma atividade no estilo Hackaton no qual os participantes serão divididos em 15 equipes. Serão apresentadas demandas de desenvolvimento regional (rural e urbano) e as equipes precisarão IDEALIZAR uma ideia e apresentar no final no formato de PITCH. Haverá avaliação de uma banca composta por professores e especialistas em Inovação para definição do 1º, 2º e 3º lugar.

Metodologia:  Os participantes serão recebidos e organizados em times para participação de um desafio no estilo de Hackaton. Todas as instruções serão fornecidas no início do evento. Os participantes vão utilizar a infraestrutura disponibilizada pelo Governo do Estado do Paraná (mesas, computadores, papel, caneta, etc). O evento baseia-se em adaptação de Design Thinking de modo a fornecer uma ferramenta de aceleração de ideias para introduzir o público-alvo no ecossistema de inovação que envolvem as ações de Startups. A metodologia utilizada também baseia-se na Iniciativa Startup Experience desenvolvida pelo projeto de extensão Ciência para Todos e que já capacitou mais de 150 alunos de graduação e ensino médio desde agosto de 2016.

Programação: 8h00 - Recepção e formação dos times 9h00 - Introdução 9h40 - Apresentação dos Desafios Temáticos + Apresentação da Trilha 10h00 - Slo Storming: Focused Ideation 10h10 - Brainstorming do time + Scorecard adaptado 10h35 - Insights for solutions - Proposta de valor 11h00 - Validando sua ideia (5 min em cada grupo)12h00 - 13h - Intervalo 13h00 Ajustes pós rodada de validação 13h20 - Mentorias intergrupos 13h40 - Montagem dos Pitches 14h10 - Pitches finais 15h30 - Alinhamento final 17h00 - Apresentação dos Pitches (3 min por equipe) 18h30 - Divulgação da classificação19h00 - Apresentação final 19h30 - Rodada de networking 20h00 - Encerramento.

Outros detalhes: https://cienciaufpr.blogspot.com/2019/10/inscricao-para-o-desafio-parana.html

 

Estudante de Engenharia Elétrica vence Hackaton

O estudante Caio Filus, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), venceu o “Hackaton Agroleite”, evento da cooperativa Castrolanda para startups mostrarem seu potencial de inovação e otimização dos processos do agronegócio. Veja a notícia completa aqui.

estudante_vence_hackton.jpeg

 

Convite para Aula Inaugural da Especialização em Eficiência Energética

Estamos convidando para a aula inaugural do Curso de Especialização em Eficiência Energética e Geração Distribuída do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná, no sábado, dia 28/09/19 das 8:30h às 11:45h, no auditório térreo da Engenharia Química.

→ leia mais...

 
inicio.txt · Última modificação: 2017/04/18 17:05 por ines
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0