Notícias

Projeto do DELT foi finalista em Simpósio de Estudantes de Engenharia

O projeto desenvolvido pelos alunos da UFPR dos cursos de Engenharia Elétrica (Andressa Ruviaro Almeida, Aphek Gusso de Brito, Lee Vinagre Monteiro e Lúcia Gil) e Engenharia Química (Yuri Gandin, Jardel Machado de Lima), sob orientação do Prof. André B. Mariano, foi selecionado pelo Juri como finalista do IV Simpósio de Estudantes de Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável (IV SEEDS).

O projeto “Controlador de parâmetros automatizado para pesquisa e ensino em microbiologia” consiste em iniciativa interdisciplinar de pesquisa integrando ações relacionadas à iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e extensão universitária desenvolvidos por alunos que atuam no NPDEAS (www.npdeas.ufpr.br).

Este projeto é fruto da iniciativa Startup Experience implementada pelo projeto de extensão universitária Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr) do Departamento de Engenharia Elétrica. O Ciência para Todos proporcionada aos alunos uma experiência baseada no tripé Pesquisa/Ensino/Extensão com o uso de modernas ferramentas gerenciais, visão de mercado e toda a experiência do NPDEAS no desenvolvimento de projetos em escala de engenharia. Além disso, durante as atividades do projeto, os alunos trabalham de forma interdisciplinar com temáticas nas áreas de Microbiologia, Química, Biologia, Engenharias (Elétrica, Mecânica, Ambiental, Química), Marketing, Administração e Gestão.

Além da participação dos alunos no evento com a apresentação do projeto finalista, o Prof. André B. Mariano ministrou a palestra Geração de Energia Elétrica Distribuída a partir de microalgas, biodiesel e resíduos sólidos urbanos durante a mesa redonda “O papel da Engenharia no Século XXI: de Fatores Humanos à Sustentabilidade” com a participação dos Professores João Carlos Cascaes, Osiris Canciglieri Junior, Maria Lúcia Miyake Okumura e do Engenheiro Hugo Mitsugu Deno.

O Simpósio aconteceu na PUC-PR no dia 10/11/2017.

Saiba mais em: www.fb.com/cienciaufpr.

 

 

Centro Politécnico da UFPR abrigará a maior usina fotovoltaica do Paraná

Iniciativa de professores do DELT e UFPR oportunizará a instalação de 3.160 painéis fotovoltaicos no Centro Politécnico que ocuparão uma área de quase sete mil metros quadrados, com capacidade para gerar 1.132 MWh de energia por ano, configurando o maior sistema do gênero no Paraná. Só a usina solar permitirá uma economia anual de 473 mil reais. A instalação da usina é parte de um conjunto de projetos que também inclui a troca de mais de 50 mil lâmpadas em vários câmpus da universidade.

Esses projetos fomentarão pesquisas em diversas áreas relacionadas ao Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR e contam com a participação e liderança dos seguintes professores do DELT: Dr. André Bellin Mariano, Dr. Eduardo Parente, Dr. Gideon Villar Leandro, Dr. Gustavo Henrique, Dr. João Américo Vilela, Dr. João Dias, Dr. Rogers Demonti e Dr. Roman Kuiava.

 
inicio.txt · Última modificação: 2017/04/18 17:05 por ines
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0