Notícias

Engenharia Elétrica marca presença no I Workshop Internacional de Tecnologias Assistivas

Alunos do Departamento de Engenharia Elétrica apresentaram dois trabalhos no I Workshop Internacional de Tecnologias Assistivas realizado pelo Governo do Estado do Paraná com apoio da Fundação Araucária. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de Novembro de 2019 na FIEP (Campus da Indústria - Jardim Botânico - Curitiba).

A equipe formada pelos alunos Paulo Rodrigues Naves Neto, Guilherme Theis e Leonardo Nakatani Moretti apresentaram o trabalho Fala Professor!, um aplicativo inclusivo para pessoas com deficiência auditiva. Este aplicativo é fruto do trabalho desenvolvido na disciplina Gerência de Projetos (TE930) no segundo semestre de 2019 em conjunto com demais alunos matriculados. A solução chamou atenção e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e já iniciou o pedido ao comitê de Ética da UFPR para início dos estudos práticos em uma escola da capital.

Já os alunos Matheus da Costa Charavara e Fernanda Mazza Mattos apresentaram o trabalho Pesquisa e Desenvolvimento de uma pulseira eletrônica para o monitoramento de convulsões em pacientes com epilepsia, desenvolvido a partir da disciplina de TCC-I (TE347). A proposta é o desenvolvimento de uma pulseira 100% dedicada ao monitoramento de eventos de epilepsia em crianças e adultos, integrado à uma plataforma de comunicação com médicos e familiares.

Estes trabalhos estão sendo desenvolvidos na UFPR a partir da metodologia Startup Experience criada pelo projeto de Extensão Ciência para Todos (www.fb.com/cienciaufpr).

O desenvolvimento de soluções que atendam pessoas com deficiência apresenta-se como uma oportunidade de trabalho para os alunos e atuais profissionais da Engenharia Elétrica. Grande parte das soluções envolvem o uso de mobilidade elétrica (cadeiras e veículos adaptados), dispositivos conectados, controle de motores, transmissão e armazenamento de dados, sistemas de comunicação sem fio e programação. Desta forma, recomendamos aos estudantes do departamento que busquem estudar a respeito das demandas de acessibilidade e que participem de eventos como este em busca de ideias e oportunidades. O II Workshop Internacional de Tecnologias Assistivas está marcado para Novembro de 2019.

Na imagem abaixo temos os alunos Paulo Rodrigues Naves Neto e Maheus da Costa Charavara, Felipe Braga Cortês (Presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e o Prof. André Bellin Mariano (orientador dos trabalhos apresentados no evento).

 

Alunos de Engenharia Elétrica da UFPR vencem hackathon promovido pela NASA

Seis estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram premiados em um hackathon da National Aeronautics and Space Administration (Nasa). O evento, que ocorreu em Curitiba em outubro, Ana Júlia de Couto Floriano, Iuri Pavani de Souza, Miccaela Bogasz Santiago, Rodolpho de Souza David, Valter Wergenski e Yuri Poledna foram os representantes da Universidade premiados na categoria da Bosch, empresa multinacional alemã de engenharia e eletrônica. Parabéns a toda a equipe! Leia a notícia completa aqui.

 

Alunos do Ciência para Todos participam do INNOVATION DAY

Alunos do Ciência para Todos, projeto de Extensão do Departamento de Engenharia Elétrica, foram convidados para participar do INNOVATION DAY organizado pela Votorantim (Curitiba). Os alunos selecionados vão participar de 6 times num desafio para prototipar soluções inovadoras para questões como: Onboarding, Gestão de Imobilizados e Previsão de Riscos. O evento de inovação com duração de 12 horas ocorre no dia 12/11/19.

 

Premiação equipe Eco Octano - UFPR

A equipe Eco Octano da UFPR conquistou o 2º lugar na categoria carro elétrico na quarta edição da Shell Eco-marathon Brasil realizada na cidade do Rio de Janeiro - RJ. A equipe é formada por 28 alunos, estudantes da engenharia elétrica, engenharia mecânica, química e ambiental. O objetivo da competição é promover o debate sobre o futuro da energia e da mobilidade urbana, reunindo estudantes de todo o Brasil e da América Latina. São mais de 40 equipes concorrendo em três categorias diferentes: carro a gasolina, elétrico e a etanol.

Este ano, os alunos projetaram e construíram dois carros protótipos a gasolina e elétrico, batizados de Taurus e Áquila, respectivamente. Sendo ambos feitos de fibra de carbono, são extremamente leves com 56,5 kg e 38 kg cada, o que lhes garantiu um dos grandes diferenciais na competição.


O carro elétrico se demonstrou inovador tanto na aerodinâmica como no sistema tração-motor, obtendo a colocação com uma média de 213,6 km/kWh. Os veículos com o menor consumo vencem, sendo este o segundo título do time de estudantes, que já conquistou terceiro lugar na categoria a gasolina no ano anterior.



Maiores informações nos seguintes links:
http://facebook.com/octano.ufpr
@ecooctano

Contato: e-mail ecooctanoufpr@gmail.com

 
inicio.txt · Última modificação: 2017/04/18 17:05 por ines
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0