Notícias

Segundo Lugar na Competição Nacional Fórmula SAE Brasil - Elétrico

É com alegria que informamos que a UFPR ficou em segundo lugar na competição nacional Fórmula SAE Brasil – Elétrico

O projeto de Extensão UFPR Carro Elétrico busca propiciar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus integrantes para que possam ser influenciadores no meio onde estão inseridos e suscitar reflexões tecnológicas e socioambientais nas comunidades abarcadas pelo projeto. Para tanto, utiliza-se o desenvolvimento de um veículo elétrico de competição e a participação na competição Fórmula SAE BRASIL como elementos agregadores da equipe. O programa Fórmula SAE Brasil busca desafiar os estudantes de engenharia a aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula no desenvolvendo e implementação de um carro tipo Fórmula.




TCC do DELT em destaque no Portal da UFPR

Trabalho de conclusão de curso dos alunos Evandro Vicente de Oliveira Ferreira e João Alfredo Santana, do Departamento de Engenharia Elétrica, foi destaque no portal da Universidade Federal do Paraná. Durante o Trabalho de Conclusão de Curso eles criaram um dispositivo de locomoção para pessoas cegas ou com deficiência visual que é acessível financeiramente e pode ser utilizado pela ampla maioria do público-alvo. Além disso, os alunos participaram de evento de inovação (5º Pitch Day UFPR) conseguindo elogios e sugestões de aperfeiçoamento a partir do ecossistema de inovação do Estado do Paraná. O trabalho foi orientado pelo Professor André B. Mariano e Coorientação do Prof. Bruno Ricobom. Além disso, os alunos contaram com o apoio do Programa de Extensão Iniciativa Startup Experience para elaboração de modelo de negócios.

Confira parte da publicação original: O dispositivo tem como objetivo complementar a bengala tradicional. Para isso, o produto contém sensores ultrassônicos e infravermelhos, um microcontrolador e motores de vibração. Os sensores estão localizados em uma altura acima da linha do joelho, o que torna possível detectar irregularidades no piso, por exemplo. Os dados captados pelos sensores são processados pelo microcontrolador que, por sua vez, envia um sinal para os motores de vibração localizados em uma pulseira. O tipo de vibração muda de acordo com a situação detectada pelo sensor, o que permite ao usuário interpretar o estímulo com clareza e entender o que está à sua frente.

A ideia de construir um equipamento de acessibilidade surgiu a partir da experiência pessoal de um dos estudantes. João é vizinho de pessoas com deficiência visual e percebeu as dificuldades que enfrentam para se locomover. Através do produto, os alunos viram uma oportunidade de contribuir socialmente: “Para o trabalho de conclusão de curso, buscamos um tema que pudesse trazer um ganho para a sociedade e, de certa forma, retribuir o ensino de alta qualidade oferecido pela UFPR de forma totalmente gratuita”, conta o estudante. O professor e orientador dos estudantes, André Bellin Mariano, ressalta que o projeto dos alunos representou um grande desafio para o trabalho de conclusão de curso, pois eles procuraram uma solução para uma problemática social que afeta milhões de pessoas. “Eles poderiam confortavelmente ter feito algo bem limitado e que já forneceria o necessário para realizar os trabalhos finais do curso, mas eles preferiram encarar um problema da sociedade. Não só fizeram isso com todo o critério técnico da eletrônica, mas também com uma sensibilidade incrível para entregar para a sociedade uma solução importante para ajudar pessoas com deficiência”, ressalta.

Durante o desenvolvimento do equipamento, os estudantes se preocuparam em criar um dispositivo que fosse capaz de ser utilizado pela ampla maioria do público-alvo. Uma das dificuldades foi pensar em um padrão para o tamanho do produto, já que existem variações das medidas corporais. Outro ponto importante durante o processo de criação foi o custo, pois os alunos queriam criar algo que fosse acessível financeiramente para os usuários.

Acesse o conteúdo completo aqui: https://ufpr.br/estudantes-de-engenharia-eletrica-criam-dispositivo-de-acessibilidade-para-cegos-e-deficientes-visuais/

 

HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES NO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MOBILIDADE ACADÊMICA PARA A FRANÇA

Homologadas as inscrições do processo seletivo para a mobilidade acadêmica na França. Para visualizar o documento completo, clique no link abaixo.

HOMOLOGAÇÃO DE INSCRIÇÕES PARA MOBILIDADE ACADÊMICA PARA A FRANÇA

 

CONCURSO Edital 335/22 - PROGEPE UFPR - Período Provável de Realização de Provas

Devido ao encerramento do calendário acadêmico de 2022 ocorrido em 04/03/2023, bem como os preparativos para o início do calendário acadêmico do ano 2023 em 20/03/2023, o período provável de realização de provas será 1ª quinzena de abril de 2023.

CHEFIA DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Prof. Luiz Antônio Belinaso Profª Giselle Lopes Ferrari Ronque

 

BRAFITEC seleciona alunos da graduação em Engenharia Elétrica para Mobilidade Acadêmica na França

A BRAFITEC está selecionando alunos de graduação do curso de Engenharia Elétrica vinculado ao Setor de Tecnologia da UFPR para participação nos Programas de Mobilidade Acadêmica com as instituições francesas , Polytech de Grenoble, ENSEIRB-MATMECA (Bordeaux), ENSICAEN (Caen), ENSEA (Cergy-Pontoise), CPE-Lyon (Lyon), ENSTA-Bretagne (Brest), TSE (Saint-Etienne) e TPS (Strasbourg), instituições parceiras da Universidade Federal do Paraná, com saída em 2023/2.

Para visualizar as regras do processo de seleção, clique no link abaixo.

BRAFITEC - PROCESSO DE SELEÇÃO 2023

 
playground/playground.txt · Última modificação: 2022/02/05 12:47 por vilela
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0