UFPR Recebe o Selo SESI ODS 2019

O trabalho de conclusão de curso (TCC) do DELT, foi um dos trabalhos escolhidos para apresentação na Mostra Dialogada durante a programação do Congresso Sesi ODS 2019, que foi realizado no dia 05 de setembro 2019: http://portalods.com.br/eventos/congresso-sesi-ods-2019/.

O trabalho apresentado foi o “Projeto e Instalação de um Sistema Fotovoltaico Residencial Conectado à Rede de Distribuição” dos alunos Cleberton Pereira de Sousa e Tiago Aparecido Silveira Franco, orientados pelo Prof. Dr. Sebastião Ribeiro Junior.



Com a procura por sistemas alternativos de geração de energia elétrica vem crescendo à medida que o preço da energia gerada pelas concessionárias aumenta a cada ano. Os consumidores residenciais vêm buscando formas de baratear o custo da energia consumida através de fontes que, além serem renováveis, se mostram cada vez mais viáveis. Dado este cenário, projetou-se um sistema fotovoltaico residencial conectado à rede de distribuição instalada em Loanda/PR. Além da instalação, foi realizada a análise de desempenho e de viabilidade econômica, a fim de verificar sua efetividade. Em seis meses, tempo de duração do Projeto, foi constatado que o sistema projetado e instalado atendeu às expectativas e apresentou desempenho melhor do que o esperado inicialmente, trazendo a economia calculada.


O trabalho foi apresentado no ODS7 “Energia Limpa e Acessível”, o qual compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Mediante a apresentação dos trabalhos, a Universidade Federal do Paraná – UFPR recebeu o premio de Boas Práticas - Instituição de Ensino (http://portalods.com.br/boas-praticas-e-relatorio-premio-sesi-ods/) e o Selo ODS 2019, a qual poderá utiliza-lo no período de 1 ano.

noticias/ufpr_recebe_o_selo_sesi_ods_2019.txt · Última modificação: 2019/12/05 23:08 por sebastiao
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0