Engenharia Elétrica marca presença no I Workshop Internacional de Tecnologias Assistivas

Alunos do Departamento de Engenharia Elétrica apresentaram dois trabalhos no I Workshop Internacional de Tecnologias Assistivas realizado pelo Governo do Estado do Paraná com apoio da Fundação Araucária. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de Novembro de 2019 na FIEP (Campus da Indústria - Jardim Botânico - Curitiba).

A equipe formada pelos alunos Paulo Rodrigues Naves Neto, Guilherme Theis e Leonardo Nakatani Moretti apresentaram o trabalho Fala Professor!, um aplicativo inclusivo para pessoas com deficiência auditiva. Este aplicativo é fruto do trabalho desenvolvido na disciplina Gerência de Projetos (TE930) no segundo semestre de 2019 em conjunto com demais alunos matriculados. A solução chamou atenção e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e já iniciou o pedido ao comitê de Ética da UFPR para início dos estudos práticos em uma escola da capital.

Já os alunos Matheus da Costa Charavara e Fernanda Mazza Mattos apresentaram o trabalho Pesquisa e Desenvolvimento de uma pulseira eletrônica para o monitoramento de convulsões em pacientes com epilepsia, desenvolvido a partir da disciplina de TCC-I (TE347). A proposta é o desenvolvimento de uma pulseira 100% dedicada ao monitoramento de eventos de epilepsia em crianças e adultos, integrado à uma plataforma de comunicação com médicos e familiares.

Estes trabalhos estão sendo desenvolvidos na UFPR a partir da metodologia Startup Experience criada pelo projeto de Extensão Ciência para Todos (www.fb.com/cienciaufpr).

O desenvolvimento de soluções que atendam pessoas com deficiência apresenta-se como uma oportunidade de trabalho para os alunos e atuais profissionais da Engenharia Elétrica. Grande parte das soluções envolvem o uso de mobilidade elétrica (cadeiras e veículos adaptados), dispositivos conectados, controle de motores, transmissão e armazenamento de dados, sistemas de comunicação sem fio e programação. Desta forma, recomendamos aos estudantes do departamento que busquem estudar a respeito das demandas de acessibilidade e que participem de eventos como este em busca de ideias e oportunidades. O II Workshop Internacional de Tecnologias Assistivas está marcado para Novembro de 2019.

Na imagem abaixo temos os alunos Paulo Rodrigues Naves Neto e Maheus da Costa Charavara, Felipe Braga Cortês (Presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e o Prof. André Bellin Mariano (orientador dos trabalhos apresentados no evento).

noticias/engenharia_eletrica_marca_presenca_no_i_workshop_internacional_de_tecnologias_assistivas.txt · Última modificação: 2019/11/19 12:05 por andre
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0