Notícias

Calouros da Elétrica visitam o Projeto Ciência para Todos

O Projeto de Extensão Ciência para Todos dá as boas vindas aos Calouros 2020.1 do Curso de Engenharia Elétrica da UFPR. No último dia 5/3/20 tivemos o prazer de receber os calouros do curso para uma visita técnica ao nosso projeto. Na visita foi possível apresentar toda a infraestrutura do NPDEAS (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável): Laboratório de Biotecnologia, Sala de Cultivo de Microalgas, Sala de Cromatografia e Pesagem, Usina de Biodiesel, Usina de Explosão à Vapor, Laboratório de Química, Pátio Industrial (Fotobiorreatores, Termoelétrica, Incinerador, Grupo Motogerador e Biodigestor). Saiba mais do NPDEAS aqui: www.npdeas.ufpr.br ou www.fb.com/npdeas.

Além disso, os alunos conheceram as inovações de alunos de graduação e pós-graduação com a Iniciativa Startup Experience do projeto Ciência para Todos. A visita foi uma excelente oportunidade para apresentar os dispositivos IoT desenvolvidos pelo grupo para coleta de dados científicos relativos ao meio ambiente, trânsito e parâmetros biotecnológicos. Os alunos também visitaram a sala de Coworking onde esses trabalhos são desenvolvidos, bem como nossa sala de impressão 3D.

O projeto está com as portas abertas para todos os alunos, técnicos e professores do Departamento de Engenharia Elétrica.

Acompanhem nosso trabalho em nossa página: www.fb.com/cienciaufpr ou www.instagram/cptufpr e fiquem atentos aos processos seletivos para bolsistas e voluntários.

 

Nova parceria de Projeto de Extensão do Departamento de Engenharia Elétrica

Com muita satisfação, divulgamos publicamente a nova parceria do Projeto de Extensão Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr) e da Iniciativa Startup Experience: O Hospital das Clínicas - UFPR.

O Hospital das Clínicas é o maior prestador de serviços do SUS no Paraná e tem como missão “prestar assistência hospitalar acreditada à comunidade, garantindo campo apropriado para o ensino, a pesquisa e a extensão”. Neste sentido, nada melhor do que envolver alunos de graduação e pós-graduação no desenvolvimento de soluções inovadoras e de impacto na sociedade a partir da metodologia Startup Experience.

Hoje (27/2/20), nos reunimos com o Professor Railson Henneberg, Gerente da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, para apresentar todas as soluções desenvolvidas pelas Startups do Projeto e a metodologia Startup Experience. Muitas delas têm grande alinhamento às necessidades do hospital.

Após a reunião, o Prof. Railson Henneberg nos apresentou inúmeras oportunidades de desenvolvimento de tecnologia para melhorar a qualidade de procedimentos e atendimento ao público prestado pela instituição. Durante a visita, e na presença do Prof. Wesley Maurício de Souza (Departamento de Análises Clínicas), conhecemos de perto diversos setores e unidades, bem como, acompanhamos alguns procedimentos operacionais da rotina hospitalar.

Como vai ser esta parceria?

Essa parceria vai envolver: 1) Trabalho direto dos alunos do projeto de extensão Ciência para Todos, 2) Alunos matriculados na Disciplina de Gerência de Projetos do Departamento de Engenharia Elétrica, e 3) Participantes do Curso de Extensão a ser ofertado em breve. As Startups desenvolvidas nessas iniciativas vão buscar a resolução de problemas do hospital levando-se em consideração o bem estar dos usuários, a segurança laboral e oportunidades de melhoria.

Legenda da Imagem: Prof. André Bellin Mariano (Departamento de Engenharia Elétrica - UFPR), Prof. Railson Henneberg (Gerente da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico - Hospital das Clínicas - UFPR), Prof. Wesley Maurício de Souza (Departamento de Análises Clínicas - UFPR).

Fiquem ligados! Para maiores informações, acompanhe as notícias do nosso projeto pelo Facebook (fb.com/cienciaufpr), Instagram (www.instagram.com/cptufpr) e Blog (www.bit.ly/cienciaufpr). Tem alguma dúvida ou sugestão ao nosso projeto? Entre em contato! Estamos aqui para melhor atendê-lo (cptufpr@gmail.com / 41-3361-3432).

O projeto de extensão Ciência para Todos, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPR, é desenvolvido nas instalações do NPDEAS (Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável www.npdeas.ufpr.br), Setor de Tecnologia no Centro Politécnico (UFPR) no Bairro Jardim das Américas - Curitiba - Paraná.

 

Seleção de Bolsistas (Projeto de Pesquisa)

[OPORTUNIDADES PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO]

Divulgamos publicamente a seleção de Alunos de Graduação para atuar em Projeto de Pesquisa com Bolsa R$ 600/mês (20 h semanais).

Alunos da UFPR devidamente matriculados nos seguintes cursos de graduação: Eng. Química, Eng. de Bioprocessos e de Biotecnologia, Eng. Ambiental, Eng. Mecânica, Eng. Elétrica, Eng. de Produção, Química e Farmácia.

Requisitos: matriculados a partir do 4º Período (confira edital para outro requisitos)

Projeto de Pesquisa: PROCESSO DE BIODIGESTÃO DA FRAÇÃO ORGÂNICA ORIUNDA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

Locais: UFPR - Laboratórios LENGEBIO/NPDEAS/Projeto de Extensão Ciência para Todos.

Os alunos serão orientados pela Profa. Michele Rigon Spier (Departamento de Engenharia Química e Prof. André Bellin Mariano (Departamento de Engenharia Elétrica).

Confira o edital abaixo para maiores detalhes:

Edital: http://cienciaufpr.blogspot.com/2020/02/selecao-de-bolsistas-projeto-de-pesquisa.html

 

Estudande Wesley Tiem participa de vídeo de divulgação do Programa de Mobilidade na França

O estudante do Curso de Engenharia Elétrica da UFPR Wesley Thiago Egea Tiem, atualmente participando do Programa de Mobilidade CAPES-BRAFITEC da UFPR no Polytech Grenoble na França, foi um dos escolhidos para gravar um vídeo sobre os cursos ofertados pela instituição francesa. Veja o vídeo aqui ou diretamente no youtube.

wesley.jpg

 
inicio.txt · Última modificação: 2017/04/18 17:05 por ines
CC Attribution-Share Alike 3.0 Unported
www.chimeric.de Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0