===== Instruções para equipes de TCC e professores orientadores ===== ==== Solicitação de matrículas ==== O TCC pode ser realizado individualmente ou em dupla, com duração de dois semestres, e é composto pelas disciplinas TCC I e TCC II. Os alunos que estão cursando dupla diplomação devem realizar o TCC em um semestre com a disciplina TCC DD. As solicitações de matrícula devem ser feitas pelos alunos, seguindo as instruções para o semestre. Antes de solicitar a matrícula, os membros da equipe devem ter cumprido os requisitos descritos na {{graduacao:regulamentacao_de_tcc_2023_novo.pdf|regulamentação}}, conversar com o orientador desejado e providenciar a documentação necessária: * **Para matrícula em TCC I**: Entregar o {{graduacao:anexo_i_-_normas_para_plano_de_trabalho.pdf|plano de trabalho}} conforme o Anexo I da regulamentação e a {{graduacao:anexo_iii_declaracao_de_orientacao_de_tcc.pdf|declaração do orientador}} conforme o Anexo III, ambos assinados pelo orientador. * **Para matrícula em TCC II**: Entregar o {{graduacao:anexo_ii_-_normas_para_relatorio_final_de_tcc_i.pdf|relatório final}} de TCC I conforme o Anexo II da regulamentação e a {{graduacao:anexo_iii_declaracao_de_orientacao_de_tcc.pdf|declaração do orientador}} conforme o Anexo III, ambos assinados pelo orientador. * **Para matrícula em TCC DD**: Entregar o {{graduacao:anexo_i_-_normas_para_plano_de_trabalho.pdf|plano de trabalho}} conforme o Anexo I da regulamentação e a {{graduacao:anexo_iii_declaracao_de_orientacao_de_tcc.pdf|declaração do orientador}} conforme o Anexo III, ambos assinados pelo orientador. Após a solicitação, a coordenação fará a matrícula na disciplina solicitada, conforme o calendário acadêmico. A comissão analisará a documentação enviada; é necessário que apenas um aluno da equipe encaminhe a documentação. O orientador será atribuído à disciplina após o parecer favorável da comissão. Se necessário, a comissão poderá conceder prazo adicional para a adequação da documentação. A equipe deve acompanhar a divulgação dos editais na seção específica do semestre e realizar as adequações necessárias. As equipes que não entregarem a documentação corretamente nos prazos estabelecidos serão reprovadas na disciplina. ==== Primeira avaliação ==== Na 8ª semana após o início das aulas, também divulgada na seção específica para o semestre, acontecerá a primeira avaliação para TCC I, TCC II e TCC DD. A avaliação será realizada pelo professor orientador, que deve enviar o {{graduacao:tcc:documentos:formulario_avaliacao_1.pdf|formulário}} preenchido para o e-mail tcc@eletrica.ufpr.br. A equipe que obtiver pontuação inferior a 50 pontos será reprovada em TCC. ==== Segunda avaliação ==== No final do semestre letivo, em data divulgada na seção do semestre vigente, ocorrerá a segunda avaliação: * **Para TCC I**: Consistirá em um seminário perante uma banca de avaliação, sem a necessidade de apresentação de documento escrito. * **Para TCC II ou TCC DD**: Consistirá na análise do relatório do trabalho e na apresentação oral perante a banca de avaliação. As equipes de TCC II ou TCC DD devem preparar o documento seguindo o [[https://view.officeapps.live.com/op/view.aspx?src=https%3A%2F%2Fbibliotecas.ufpr.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2023%2F05%2Ftemplate_trabalho_academico_-2.doc&wdOrigin=BROWSELINK|modelo disponibilizado pela biblioteca]] e enviá-lo à banca com pelo menos uma semana de antecedência. O documento deve ser revisado previamente pelo orientador. Mais informações, exemplos ou template Latex estão disponíveis no [[https://bibliotecas.ufpr.br/servicos/normalizacao/|site da biblioteca]]. As bancas serão designadas pela comissão e divulgadas na seção específica para o semestre letivo. As apresentações ocorrerão em sessões, com cada equipe dispondo de 20 minutos para a apresentação, mais 5 minutos para a demonstração do protótipo, se houver, e 10 minutos para perguntas da banca e do público, conduzidas pelo professor orientador. Após a sessão, o orientador deve: * Para TCC I: Preencher a {{graduacao:tcc:documentos:formulario_avaliacao_2.pdf|ficha de avaliação}} e enviá-la para a comissão via e-mail (tcc@eletrica.ufpr.br). * Para TCC II ou TCC DD: Preencher a {{graduacao:tcc:documentos:formulario_avaliacao_2.pdf|ficha de avaliação}} e enviá-la para a comissão via e-mail (tcc@eletrica.ufpr.br), além de preencher o {{graduacao:tcc:documentos:termo_de_aprovacao.doc|termo de aprovação}} com as assinaturas dos membros da banca e disponibilizá-lo à equipe para que o inclua no relatório. Solicitar que a equipe faça as correções necessárias e encaminhe o documento final, incluindo no processo SEI conforme as orientações da comissão. Documentos que não podem ser publicados por motivos de sigilo devem ser justificados. As bancas devem: * Para TCC I: Avaliar se o trabalho tem condições de ser continuado e finalizado em um semestre, utilizando como base o {{graduacao:tcc:documentos:sugestoes_avaliacao_tcc_1.pdf|documento de sugestão de avaliação para TCC I}}. * Para TCC II ou TCC DD: Avaliar o relatório e a apresentação, utilizando como base o {{graduacao:tcc:documentos:sugestoes_avaliacao_tcc_2.pdf|documento de sugestão de avaliação para TCC II ou TCC DD}}. Cabe à equipe de TCC II ou TCC DD realizar as correções solicitadas pela banca e enviar o documento final dentro do prazo estipulado ao orientador, seguindo o [[https://bibliotecas.ufpr.br/servicos/normalizacao/#manual|modelo disponibilizado pela biblioteca]] e removendo os [[https://bibliotecas.ufpr.br/wp-content/uploads/2022/02/tutorial_apagar_metadados.pdf|metadados]]. ==== Terceira avaliação, apenas para TCC I ==== A terceira avaliação de TCC I consistirá na análise do relatório do trabalho e será atribuída apenas pelo professor orientador ao final do período letivo. O relatório deverá ser elaborado pela equipe conforme o {{graduacao:anexo_ii_-_normas_para_relatorio_final_de_tcc_i.pdf|Anexo II}} da regulamentação. O orientador deverá preencher a {{graduacao:tcc:documentos:formulario_avaliacao_3.pdf|ficha da terceira avaliação}} e enviá-la para a comissão via e-mail (tcc@eletrica.ufpr.br). ==== Lançamento de notas ==== Cabe ao orientador lançar a nota no SIGA, conforme o Art. 21 da {{graduacao:regulamentacao_de_tcc_2023_novo.pdf|Regulamentação}}. A nota deve ser lançada somente após a equipe concluir todo o processo (encaminhando o relatório de TCC I ao orientador ou o relatório final de TCC II ou TCC DD). Caso a equipe não envie os documentos no prazo solicitado, será reprovada com nota zero. ==== Publicação do TCC, para TCC II ou TCC DD ==== A divulgação dos TCCs será realizada no [[https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/30071|Repositório Institucional de Trabalhos de Graduação]]. As equipes cujos trabalhos forem aprovados devem realizar as correções solicitadas pela banca, inserir o termo de aprovação no documento e enviar a versão final ao orientador dentro do prazo estabelecido. O orientador é responsável por inserir o relatório final no processo SEI, conforme solicitado pela comissão, dentro do prazo estipulado. Alunos que não entregarem a versão final serão reprovados. Além disso, trabalhos que não podem ser publicados devem ser devidamente justificados. O trâmite de publicação dos TCCs seguirá o [[https://bibliotecas.ufpr.br/servicos/monografias-graduacao/|fluxo da biblioteca]]. [[https://www.eletrica.ufpr.br/p/graduacao:tcc2|{{ :graduacao:tcc:documentos:passo_a_passo-1.png?900 }}]]